Páginas


17 de jun. de 2011

RS: mortos por gripe suína não se cuidaram e são casos isolados

O Ministério da Saúde distribuiu mais de 30 milhões de doses de vacina para Estados e municípios em 2011 durante a Campanha de Vacinação, que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT)

Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Divulgação








Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

Único Estado do Brasil a registrar mortes pela gripe suína em 2011, o Rio Grande do Sul tem 191 comunicações de suspeitas da doença, com nove confirmações e quatro óbitos. O último caso foi de um bebê de 10 meses, que morreu no dia 8 de junho. Para o secretário de Saúde do Estado, Ciro Simoni, as vítimas não se cuidaram e as mortes são casos isolados. Ele afastou a situação de alarme.

"Foram casos isolados e com certeza não há motivo para alarme. Tomamos todas as medidas necessárias para previnir uma epidemia e continuamos disponibilizando vacinas para quem se enquadra no grupo de risco (idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, indígenas e profissionais de saúde), além de doentes crônicos, que devem se imunizar", afirmou Ciro.

Conforme o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul não atingiu a meta de vacinação de 2011, estipulada em 80% para pessoas do grupo de risco, ficando no índice de 78%. A orientação é de que o Estado continue vacinando, mas Ciro Simoni ressaltou que, para isso, é necessária a ajuda de outros Estados. "Recebemos 100 mil doses do ministério na quinta-feira, temos um estoque e contamos com a ajuda do Pará, por exemplo, e de Alagoas, que têm sobras de vacinas", disse ele.

Como o vírus da gripe suína foi controlado após a pandemia de 2009, onde 2.051 pessoas morreram em decorrência da doença no País, o Ministério da Saúde não disponibilizou mais vacinas específicas para o vírus Influenza A H1N1. "Não é um momento de pandemia, portanto, a vacinação é contra a gripe normal, onde está incluída a suína. Estamos atentos e observando, mas a situação está sob controle", disse a assessoria do ministério.

Casos confirmados no Acre

Além do Rio Grande do Sul, o único Estado com casos confirmados de gripe suína em 2011 é o Acre, com 19 pacientes, todos sem gravidade. No ano passado, foram 104 mortes registradas no Brasil. "Em 2010, vacinamos 90 milhões de pessoas e se reduziram drasticamente os casos. A gripe suína acabou tendo um comportamento de gripe comum e por isso a vacina para este ano é de gripe comum, mas as pessoas devem continuar se imunizando", afirmou o ministério.

A gripe suína

A gripe suína é uma gripe causada pelo vírus Influenza A H1N1, que representa o rearranjo de quatro cépas de influenza: duas suínas, uma aviária e uma humana. Detectada inicialmente no México, em abril de 2009, em poucos dias ela atingiu os Estados Unidos, Canadá, Espanha e Inglaterra. Em junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou o nível de alerta de pandemia da gripe A para fase 6, indicando ampla transmissão em pelo menos dois continentes.

Os sintomas da suína são parecidos com o da gripe comum, porém, mais agudos. Conforme o Ministério da Saúde, o paciente infectado costuma apresentar febre repentina acima de 38 graus, tosse, dor de cabeça, nos músculos e articulações e problemas respiratórios. Normalmente, os sintomas começam no período de três a sete dias após o contato com o vírus.

A gripe A é contraída apenas por via aérea, de pessoa para pessoa, principalmente através de tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de infectados, especialmente em locais fechados. O tratamento indicado é com o medicamento antiviral Tamiflu, que contém oseltamivir, substância já usada contra a gripe aviária. Indicado pela OMS, o medicamento está disponível na rede pública para ser usado apenas por recomendação médica, a partir de um protocolo definido.

O remédio só faz efeito se for tomado até 48 horas a partir do início dos sintomas. A automedicação, conforme orientação do ministério, leva ao mascaramento de sintomas e ao retardamento do diagnóstico, favorecendo o vírus. Em 2010, foram distribuídas vacinas específicas para o vírus da gripe suína em diversos países do mundo. Já em 2011, com a propagação do vírus controlada, o governo brasileiro distribuiu vacinas para gripe normal.

Em 2009, 2.051 morreram em decorrência da gripe suína no Brasil. Em 2010, o número baixou para 104.

Fonte: TERRA

Sem mirar medalhas, Seleção de natação aperta treinos em Londres

A equipe brasileira treina na Inglaterra em virtude da estrutura semelhante a que encontrarão na Olimpíada.
A equipe brasileira treina na Inglaterra em virtude da estrutura semelhante a que encontrarão na Olimpíada  Foto: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Cielo é o principal representante da Seleção Brasileira de Natação

Cielo é o principal representante da Seleção Brasileira de Natação  Foto: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Na opinião de Ricardo de Moura, superintendente de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Carolina Mussi pode quebrar o estigma de que a natação feminina não evolui no mesmo ritmo que a masculina

Na opinião de Ricardo de Moura, superintendente de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Carolina Mussi pode quebrar o estigma de que a natação feminina não evolui no mesmo ritmo que a masculina  Foto: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
local deve receber a equipe olímpica brasileira nos jogos de Londres, no ano que vem

O local deve receber a equipe olímpica brasileira nos jogos de Londres, no ano que vem  Foto: Cecilia Bergamaschi/Especial para Terra
Outro grande nome do País a treinar na Inglaterra é Felipe França

Outro grande nome do País a treinar na Inglaterra é Felipe França  Foto: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Felipe França é uma das principais esperanças de medalha na Olimpíada de Londres  Foto: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Carolina Mussi, que quebrou o recorde sul-americano dos 200 m peito no Troféu Maria Lenk em 2009, também treina com a equipe na Inglaterra

Carolina Mussi, que quebrou o recorde sul-americano dos 200 m peito no Troféu Maria Lenk em 2009, também treina com a equipe na Inglaterra  Foto: Cecilia Bergamaschi/Especial para Terra

São João Em Capela/Sergipe 2011

O São João em Capela é famoso por ser a melhor festa junina do Estado de Sergipe. As atrações são sempre marcante e garantem o embalo da alegria que invade a cidade. Os moradores também ganham com a festa. Além de movimentar o comércio local, alguns morado aproveitam para alugar seus imóveis para a temporada que ferve na época junina. 
A festa acontecerá no dia 31/05/2011, depois retornará nos dias 25/06 a 29/06/2011. 
31/05 - Terça-Feira: Fogo na Saia - Cavaleiros dos Forró - Mastro:Seeway

25/06 - Sábado: Joilson - Galã - Danielzinho

26/06 - Domingo: Fogo Na Saia - Zeze De Camargo E Luciano - Cavalo De Pau - Ivaldo Maceio

Dia 27 Segunda: Calcinha Preta - Paula Fernandes - Forro Da Pegação - Painel De Controle

28/06 - Terça: Adelmario Coelho - Leo Magalhães - Saia Rodada - Forro Maior

29/06 - Quarta: Mastruz Com Leite - Leonardo - Cavaleiros Do Forro - Tayrone Cygano.

Tudo pronto para o Forró Caju 2011

Vistoria final da estrutura do evento foi realizada nesta manhã, 17, às 10h

Uma das maiores festas juninas do país já está com tudo pronto para receber o grande público e artistas que passarão por Sergipe de 17 a 29 deste mês. O tradicional arraial do Forró Caju 2011 acontece nas praças dos mercados Augusto Franco e Thales Ferraz, e para que a festa ocorra com a devida segurança, na manhã de hoje, 17, o prefeito Edvaldo Nogueira comandou a vistoria final da estrutura da festa.

“O Forró Caju é a expressão do que há de melhor da nossa cultura, e nós sempre fazemos questão de planejar o evento com antecedência, para que tudo ocorra com tranquilidade e segurança. E para esta edição já está tudo pronto para receber o grande público que sempre prestigia essa grande festa”, destacou o prefeito.


Como em todas as últimas edições do evento, algumas ruas serão interditadas a partir das 18h, são elas: Avenida Coelho e Campos ( a partir do restaurante Padre Pedro), Rua Santa Rosa, Rua Florentino Menezes, Avenida Antonio Cabral (a partir do quartel da polícia), e Rua Otoniel Dórea, que funcionará em dois sentidos para facilitar o tráfego.

O major Paiva ainda ressaltou que por conta da mudança do tráfego durante o período em que será realizada a festa, os condutores devem ter a atenção redobrada para evitar os acidentes. “Estamos reforçando junto aos condutores que tenham máxima atenção, e que, além disso, estacionem seus veículos em locais permitidos, bem iluminados e seguros”, disse.

A festa começa hoje, 17, a partir das 21h, e terá no palco principal as atrações Clemilda, Orquestra Sânfonica de Aracaju, Flávio José e Aviões do Forró.

Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio começa neste sábado


Todas as crianças menores de 5 anos devem receber as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Em oito estados, também haverá vacinação contra sarampo, para crianças de 1 ano a menores de 7 anos


Os postos de saúde de todo o país funcionarão neste sábado (18) durante o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Todas as crianças de zero a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil. A meta é vacinar pelo menos 95% das 14.148.182 crianças nessa faixa etária, em todo o Brasil. A segunda fase da campanha será no dia 13 de agosto, quando meninos e meninas dessa idade devem ser novamente levados aos postos, para tomar mais duas gotinhas.

A convocação dos pais e dos responsáveis para levar as crianças aos postos de vacinação começou no último domingo, por meio da campanha publicitária veiculada nos principais meios de comunicação do país. O Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões na compra e distribuição das vacinas a serem usadas nas duas etapas da campanha nacional. Além disso, transferiu R$ 20,2 milhões às Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, para organizarem a campanha. Ao todo, o Ministério da Saúde enviou 21.665.465 doses para todos os estados e o Distrito Federal (confira a tabela 1).

A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

Fonte: Ministério da Saude

Encontro da ONU para salvar protocolo de Kyoto quase não avança

Por Alister Doyle

BONN, Alemanha (Reuters) - Em duas semanas de conversações, que se encerram nesta sexta-feira, os negociadores obtiveram pouco progresso para salvar o Protocolo de Kyoto para combater as mudanças climáticas depois de 2012, disseram delegados.

"Quando você olha para o progresso... é muito irregular", disse Adrian Macey, da Nova Zelândia, ao presidir a sessão de negociações em Bonn envolvendo 180 países sobre o protocolo de Kyoto, que corre o risco de acabar depois de 2012 por falta de apoio.

Nações em desenvolvimento acusaram os países ricos de renegar promessas feitas para prorrogar Kyoto, cujos termos comprometem atualmente cerca de 40 nações a cortar as emissões de gases causadores do efeito estufa até 2012.

O futuro de Kyoto se tornou o principal foco do debate depois que uma cúpula da ONU em 2009 fracassou em sua tentativa de formular um novo tratado.

"O progresso em Bonn está sendo prejudicado pelas partes com a maior responsabilidade histórica pelas emissões", disse a Aliança das Pequenas Ilhas-Estado, referindo-se aos países ricos, que queimam combustíveis fósseis desde a Revolução Industrial, no século 18.

A Aliança diz que seus membros estão na linha de frente das consequências das mudanças climáticas, incluindo tempestades poderosas, enchentes, secas e elevação do nível do mar. As nações em desenvolvimento querem que os ricos assumam a liderança no corte de emissões e prorroguem os termos do Protocolo de Kyoto.

Japão, Canadá e Rússia não apóiam a continuidade de Kyoto e exigem, em vez disso, um acordo mundial pelo qual todos os países se comprometeriam a fazer contenções nas emissões de gases do efeito estufa, incluindo nações emergentes como Brasil, China e Índia.

Os defensores de Kyoto, liderados pela União Europeia, dizem não ter como seguir adiante sozinhos e que prorrogarão o pacto somente se todos os grandes emissores do mundo, incluindo os emergentes, se comprometerem com os cortes.

Fonte: REUTERS BRASIL

ESTREIA-Woody Allen faz viagem no tempo em 'Meia-Noite em Paris'

SÃO PAULO (Reuters) - Recorrendo mais uma vez à magia que inspirou alguns de seus melhores roteiros, como "A Rosa Púrpura do Cairo" e "Simplesmente Alice", e sem por isso chegar à ficção científica, Woody Allen elege o improvável Owen Wilson como o passageiro de uma viagem no tempo, rumo aos inquietos anos 1920 em sua nova e deliciosa comédia, "Meia-Noite em Paris", que abriu o último Festival de Cannes.



Transformar Wilson, ator de algumas comédias muito duvidosas, como a recente "Passe Livre", no intérprete convincente desta história criativa, aliás, foi a primeira mágica do diretor.

Na pele do roteirista Gil Pendler, cujo sonho é trocar Hollywood pela literatura, o ator assume seu costumeiro ar entre ingênuo e abobado, que cai bem, no entanto, a um personagem que descobre por acaso uma porta fantástica no tempo, que lhe permite trocar figurinhas com uma lista invejável de alguns dos maiores artistas da História. Entre eles, Scott e Zelda Fitzgerald (Tom Hiddleston e Alison Pill), Ernest Hemingway (Corey Stoll), Gertrude Stein (uma impagável Kathy Bates), Pablo Picasso (Marcial Di Fonzo Bo), Henri Matisse (Yves-Antoine Spoto) e Salvador Dalí (uma breve e inspirada participação de Adrien Brody).

A porta mágica fica dentro de um calhambeque Peugeot, no qual Gil embarca numa noite em que se perdeu pelas ruas de Paris -- depois de deixar a noiva Inez (Rachel Adams) sair com outro casal de amigos, em que um deles é Paul (Michael Sheen), um pseudo-intelectual pedante que Gil simplesmente não aguenta mais ver pela frente.

Cabe a ninguém menos do que a primeira-dama francesa, Carla Bruni, abalar a pose de Paul, bem no momento em que ele montava um discurso com algumas imprecisões sobre a vida de Auguste Rodin. Carla interpreta a guia do museu da obra do célebre escultor, um dos locais mais belos de Paris, e tem três cenas no filme, duas ali mesmo e outra num banco diante da catedral de Notre-Dame.

Para quem ama Paris, como o diretor e a maioria da humanidade, o filme é um prazer desde as primeiras sequências, que percorrem alguns dos pontos cardeais da paisagem afetiva da cidade que já foi descrita como uma festa. Esse foi o título aliás, de um livro do próprio Hemingway, um dos expatriados americanos em Paris que participam ativamente da fantasia viva de Gil.

É numa personagem fictícia, no entanto, Adriana (Marion Cottilard), musa de Picasso, que o filme sintetiza a fantasia romântica que abala Gil mais profundamente, levando-o a reavaliar seu noivado com Inez -- a quem cabe, o tempo todo, a função de desmancha-prazeres do noivo sonhador.

Nenhum elemento desta boa receita funcionaria, no entanto, sem um equilíbrio entre a beleza, a poesia, o humor e umas pitadas de discussão sobre o sentido da vida, de estarmos aqui, nesta época, sonhando sempre com outra, geralmente no passado e que idealizamos o bastante para acreditar que foi melhor.

Brincando com essa ideia simples, embalada em várias músicas de Cole Porter, "Meia-Noite em Paris" soa afinado como um violino e nunca esquece de fazer sorrir. Às vezes, faz rir muito das piadas com um perfume intelectual, nada pedante, que Woody sempre soube fazer tão bem. Continuação...

16 de jun. de 2011

ESTREIA-Documentário sobre Mamonas recupera trajetória da banda



Uma das bandas de maior sucesso da música brasileira, os Mamonas Assassinas são o tema do documentário de Claudio Khans, que tem como alvo os fãs dos músicos. É um documentário para eles, não se pode negar, mas também é uma viagem numa máquina do tempo para meados da década de 1990, quanto o mundo ainda parecia mais inocente.
"Mamonas Pra Sempre" traz material de arquivo dos músicos, entrevistas com familiares e pessoas que trabalharam com eles, como o produtor musical Rick Bonadio e o empresário Samy Elia, além da namorada de Dinho na época, a modelo Valeria Zopello. O documentário não traz nenhum material novo, nenhuma revelação, mas pode trazer descobertas para um público que não era nem nascido quando a banda acabou.
Existe, e isso é inegável, um fenômeno que dura até hoje. Talvez pelo humor sem limites que desafia o politicamente correto, ou mesmo porque as músicas são para lá de pegajosas. Mas, de qualquer forma, os Mamonas Assassinas, cujas origens estão na banda Utopia, tornaram-se um fenômeno em menos de um ano -- embora pareça bem mais, entre outubro de 1995 e março de 1996, quando sofreram o acidente aéreo.
"Mamonas Pra Sempre" é um filme até comportadinho tendo em vista que seu tema é uma banda conhecida pela irreverência. O documentário, ao contrário, é bem reverente. Quando toca num assunto mais sério, evita se aprofundar.
O acidente com os Mamonas em 1996 transformou-se num verdadeiro circo eletrônico, com direito a disputa de pontos no Ibope em troca de imagens fortes. Não que o documentário precisasse se render ao mesmo estratagema, mas o longa aborda a questão apenas de passagem.
(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

15 de jun. de 2011

Inscrições para o Sisu começam nesta quarta-feira com 26 mil vagas disponíveis


Brasília – A partir das 6h de hoje (15) entra no ar a quarta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Criada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, a ferramenta unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior.

Na edição do início do ano, estudantes enfrentaram dificuldades para entrar no sistema que ficou sobrecarregado em função do grande volume de acessos. De acordo com o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, os “pontos críticos” foram melhorados e a expectativa é que o Sisu rode sem problemas.
“Hoje, o sistema trabalha com uma segurança muito grande em todos os aspectos. Estivemos fazendo análises e conhecendo cada módulo e etapa. Todos os pontos críticos, possíveis pontos de estrangulamento, foram detectados e estão completamente monitorados e corrigidos” , afirmou Costa à Agência Brasil.
Para o primeiro semestre de 2011, o Sisu oferecerá 26 mil vagas em 48 instituições públicas de ensino superior. Podem participar estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. No início do ano, o sistema registrou 1 milhão de inscritos, contra 793 mil  na primeira edição de 2010. Luiz Cláudio Costa acredita que a tendência é que a participação aumente a cada edição. Ele aposta que o novo modelo de seleção já está consolidado e que a sociedade reconhece a “justiça” que ele traz. “É um sistema democrático em todos os sentidos. Ele preserva a qualidade que a academia tem que ter, mas tem um aspecto de inserção social muito forte”, defendeu.

Os candidatos interessados em participar do Sisu devem acessar o site do programa até domingo (19) e escolher duas opções de curso, elegendo sua prioridade. Ao fim de cada dia, o sistema divulga a nota de corte para cada graduação. O estudante pode mudar de opção se concluir que tem mais chance de ser aprovado em outra instituição ou em outro curso. Cada alteração invalida a opção feita anteriormente. O sistema funciona das 6h às 23h59 de cada dia, quando é fechado para calcular as notas de corte.

Para o secretário, o Sisu inverte a lógica de seleção dos vestibulares tradicionais porque oferece ao estudante a oportunidade de disputar uma vaga em várias instituições a partir do desempenho de uma única prova, o Enem. “Há 100 anos o Brasil faz vestibular, os exames de seleção começaram no país em 1911. Ele tem uma lógica em que o estudante faz a matrícula em um curso de uma instituição, depois faz a prova e se for reprovado está fora, a chance acabou. Isso não é justo”, afirma.

A previsão é que a  lista dos estudantes selecionados em primeira chamada pelo Sisu seja divulgada no dia 22 de junho. Os aprovados terão entre os dias 27 e 28 para efetuar a matrícula nas instituições de ensino. Caso o participante tenha conseguido uma vaga no curso marcado como segunda opção, poderá permanecer no sistema e esperar pela segunda chamada. Os selecionados para a primeira opção perdem a vaga se não efetuarem a matrícula.

No dia 2 de julho, o MEC divulga a segunda chamada, com prazo de matrícula de 5 a 6 de julho. Após esse período, o sistema gera uma lista de espera que fica disponível para as instituições selecionarem candidatos para as vagas remanescentes. Podem entrar na lista os estudantes não selecionados em nenhuma das opções escolhidas nas duas primeiras chamadas. Os interessados deverão fazer essa opção no próprio sistema, entre os dias 2 e 7 de julho.

Fonte: Agência Brasil

Ótima notícia: Ex-prefeito terá que devolver R$ 612 mil

Esse tipo de notícia eu tenho o maior prazer em divulgar. E ainda com a pior foto do dito cujo.

O ex-prefeito de Queimadas Saulo Leal Ernesto de Melo tem prazo de 60 dias para devolver mais de R$ 612 mil aos cofres públicos, conforme decisão da 2ª Câmara do TCE, tomada na tarde desta quarta-feira (15). Ele – que a exemplo de dois julgamentos anteriores não compareceu aos autos – ainda poderá fazê-lo em fase de recurso.

A 2ª Câmara Deliberativa do Tribunal de Contas da Paraíba concedeu o prazo de 60 dias para que o ex-prefeito de Queimadas Saulo Leal Ernesto de Melo devolva aos cofres municipais a importância de R$ 612.999,72, sob pena de cobrança executiva. A decisão deu-se conforme parecer do Ministério Público Especial, então ratificado pela procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz, e o voto do relator do processo, conselheiro Arnóbio Viana.

O ex-prefeito respondeu a processo decorrente de inspeção a obras realizadas no exercício de 2008, ocasião em que auditores do TCE identificaram gastos excessivos da Prefeitura com serviços de recuperação de estradas vicinais, construção de uma escola e um posto médico. Saulo Leal também deixou de apresentar à Auditoria planilha de serviços adicionados à obra de construção do estádio de futebol da cidade.

Também, desta vez, a exemplo de dois julgamentos anteriores (um da 2ª Câmara e outro do Tribunal Pleno), em que sofreu pesada imputação de débitos, o ex-prefeito de Queimadas não compareceu aos autos. Mas, em todos esses casos, ainda poderá encaminhar defesa ao Tribunal Pleno e ao órgão fracionário do TCE, em grau de recurso.



TCE-PB

Comentando Palocci


Partido A, B, C e assim sucessivamente. Quando isso vai acabar?


Pessoas intituladas ser de uma sociedade que se esconde atrás de poder e dinheiro. 
Que denegri a imagem daqueles que por aparência pobre pode ser um analfabeto, ignorante ou marginal qualquer.
A hipocrisia com o povo daqueles que querem cargos públicos e etc, mostra-se bem além do que os olhos podem ver e muitos ainda não enchegram. 

Muitos políticos que não vou citar nomes, vivem envolvidos em escândalos mas, o povo continua votando neles, só porque eles fizeram metrôs, túneos e avenidas. Eu acho que; mesmo que um político tenha feito algo pela cidade, estado ou país, quem rouba tem que estar na cadeia e não no poder. Eu não dou voto para quem está envolvido em escândalos mesmo que ele tenha feito alguma obra ou tenha dado algum benefício para a população afinal, lugar de ladrão é na cadeia e não no poder. 
Pagamos impostos para eles trabalharem, mas não é exatamente isso que vemos por aí.

13 de jun. de 2011

Mexicanas protestam contra violência na "Marcha das Vadias"


Dezenas de mulheres se reuniram neste domingo na Cidade do México para exigir respeito a seus direitos e a sua forma de vestir como parte da 'Marcha das Vadias', uma campanha iniciada no Canadá e adotada pelos países latino-americanos contra a violência sexual.
Estudantes, donas-de-casa, jovens e travestis participaram deste ato com máscaras, minissaias e tatuagens provisórias com o lema "NÃO significa NÃO".
"Alerta, alerta, alerta que caminha, vem a marcha das vadias por toda América Latina", foi um gritos de ordem das participantes que percorreram mais de cinco quilômetros pelo Paseo de La Reforma.
"Não vamos permitir que nos maltrate mais, que nos denigra mais pelo simples fato de nos vestir como nos der na telha (...) é uma maneira de expressão e nenhuma instituição ou Governo ou homem pode nos proibir", disse à Agência Efe Edith Estrada, ativista da organização Proyecto 21.
"O abuso sexual e as relações desiguais de poder desbarataram o tecido social", declarou o ativista Fernando Chávez ao encerrar a passeata com uma proclamação para rejeitar a "estigmatização" pela forma de se vestir, assim como o assédio e a violência de gênero.
A "Marcha das Vadias" faz parte de um movimento internacional que começou quando um policial de Toronto disse que se as mulheres não querem ser vítimas de violência que "não devem se vestir como vagabundas".
De acordo com diversos organismos civis, a violência de gênero aumentou nos últimos anos no México em até 30% e, segundo seus números, cerca de 1,2 mil mulheres são atendidas anualmente por sofrer algum tipo de violência em casa ou mesmo no trabalho.
"Digamos ''basta'' em solidariedade às mulheres", disse a ativista Icec Vega.
Números oficiais no México indicam que durante o período 1999-2005 mais de 6 mil meninas e mulheres morreram vítimas de violência sexual.

A beleza das águas-vivas

 Água-viva Tripedalia cystophora. Um grupo diverso de milhares de espécies de invertebrados moles, com formato de sacos, encontrado em todo o mundo, a água-viva é surpreendentemente ancestral, datadas de 600 milhões a 700 milhões de anos ou mais. Isso é mais ou menos duas vezes mais antigo do que o primeiro peixe ósseo e os insetos, e três vezes a idade do primeiro dinossauro.
Água-viva Aurelia aurita. Investigações recentes detalhadas da arquitetura e da atividade neural da água-viva revelaram evidências de "condensação neuronal", lugares em que os neurônios se unem para formar estruturas distintas que agem como centros de integração - recebendo informações sensoriais e traduzindo-as na resposta apropriada 

 Água-viva Chrysaora quinquecirrha. Apesar de sua nobre antiguidade, a água-viva vem sendo ignorada ou mal compreendida há muito tempo pela ciência comum, descartada como um protoplasma com boca e sem mente. Agora, numa série de novos estudos, os pesquisadores descobriram que há muito mais complexidade e nuances numa água-viva do que à primeira vista. 
 Águas-viva Masti­gias papua. Na edição de 10 de maio da revista Current Biology, Garm e seus colegas descrevem o surpreendente sistema visual das águas-vivas Cubozoa, no qual uma rede interativa de 24 olhos com quatro papéis distintos - dois deles muito semelhantes aos nossos olhos - permite que as águas-vivas naveguem como marinheiros experientes pelos pântanos e mangues em que habitam 



Em meio ao grande inventário de criaturas multicelulares da natureza, as águas-vivas parecem algo totalmente diverso, tão distantes de nós quanto alguns seres móveis podem ser embora ainda pertençam ao reino Animalia 
"As águas-vivas são o animal mais antigo da terra que tem vários órgãos", disse David J. Albert, especialista em águas-vivas no Laboratório de Biologia Marinha de Roscoe Bay em Vancouver, Columbia Britânica.














Fonte: The New York Time

12 de jun. de 2011

Programação Oficial da Festa do Caminhoneiro-Itabaiana/SE


DIA 11
08:30h
  • FUTEBOL DO CAMINHONEIRO / MODULO ESPORTIVO
11:00h
  • TRUK KIDS -CAMINHONEIRO E FILHOS - GRATUITO MINI CAMINHÃO
15:00h
  • ABERTURA DAS ATIVIDADES DE ESTANDES / PÇ. DE EVENTOS
  • INICIO DO SORTEIO DE PRÊMIOS AOS CAMINHONEIROS PRESENTES / PÇ. DE EVENTOS
18:30h
  • PALESTRA MUBC – TEMA: BB SEGUROS e PRÓ-CAMINHONEIRO / AUDITÓRIO / PÇ. DE EVENTOS
21:00h
  • ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTANDES / PÇ. DE EVENTOS
  • ABERTURA OFICIAL (PREFEITO, EXPOSITORES E CAMINHONEIROS) / PÇ. DE EVENTOS
  • LANÇAMENTO DO SELO COMEMORATIVO / CORREIOS – PMI
  • CONCURSO RAINHA DOS CAMINHONEIROS 2011 / PÇ. DE EVENTOS
22:00 – SHOWS
  • CHEIRO NORDESTINO
  • FORRÓ FERA BANDIDA
  • ARAKETU
  • BANDA FORRÓ MAIOR
DIA 12
05:00h
  • ALVORADA FESTIVA TRUK / CONCENTRAÇÃO – AV. IVO DE CARVALHO e DR. LUIS MAGALHÃES)
07:00h
  • BENÇÃO DOS CAMINHONEIROS / AO CHEGA NA PRAÇA DE EVENTOS
08:00h
  • CAFÉ DA MANHÃ DOS CAMINHONEIROS / PÇ. DE EVENTOS
10:00h
  • CHURRASCO DOS CAMINHONEIROS / BNB CLUB;
  • SORTEIO DE PRÊMIOS AOS CAMINHONEIROS PRESENTES e SHOWS / BNB CLUB
  • FORROZÃO ESTILO
15:00h
  • ABERTURA DAS ATIVIDADES DE ESTANDES / PÇ. DE EVENTOS
  • SORTEIO DE PRÊMIOS AOS CAMINHONEIROS PRESENTES / PÇ DE EVENTOS
18:00h
  • PROCISSÃO DOS CAMINHONEIROS / SANTO ANTONIO / SAÍDA DO POV. CANDEIAS;
19:30h
  • SANTA MISSA / IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO E ALMAS
21:00h
  • ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTANDES / PÇ. DE EVENTOS
  • HOMENAGENS (CAMINHONEIROS E COLABORADORES) ITABAIANA CAPITAL BRASILEIRA DO CAMINHÃO / PÇ. DE EVENTOS
22:00h – SHOWS
  • BANDA ALMA GEMEA
  • ANDREIA REYS E VINICIUS
  • AVIÕES DO FORRO
  • LAIRTON E SEUS TECLADOS
  • PAULINHA ABELHA E MARLUS
DIA 13
08:00h
  • CARREATA MIRIM LOCOMOTIVA – CONCENTRAÇÃO e SAÍDA NO CALÇADÃO AV. DR. AIRTON TELES;
09:00h
  • CAMPANHA DOS CAMINHONEIROS “COMBATE A EXPLORARÃO SEXUAL INFANTIL” / PÇ. DE EVENTOS
10:00h
  • SORTEIOS DE BRINDES E BRINCADEIRAS PARA OS CAMINHONEIROS MIRINS / PÇ. DE EVENTOS
15:00h
  • ABERTURA DAS ATIVIDADES DE ESTANDES / PÇ DE EVENTOS
  • SORTEIO DE PRÊMIOS AOS CAMINHONEIROS PRESENTES / PÇ. DE EVENTOS
17:30h
  • PADRE JOÃO CARLOS
20:00h
  • SORTEIO LOTOFÁCIL – CAMINHÃO DA SORTE - CEF
21:00h
  • ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DE ESTANDES / PÇ. DE EVENTOS
22:00h - SHOWS
  • GAROTA SAFADA
  • FORRÓ DOS PLAYS
  • FOGO NA SAIA