Páginas


3 de nov. de 2012

UFC confirma duelo entre Vitor Belfort e Michael Bisping no Brasil

Luta será o main-event do card de 19 de janeiro


Após cerca de uma semana de especulação, o UFC confirmou o combate entre Vitor Belfort e Michael Bisping. O duelo de pesos-médios será a luta principal do próximo UFC realizado no Brasil, que acontecerá em 19 de janeiro. 

“Como já havíamos antecipado, 2013 será um ano muito movimentado para os fãs brasileiros. Estamos muito felizes com esse evento de 19 de janeiro que, assim como fizemos em 2012, abre o calendário do ano do UFC”, disse Marshall Zelaznik, diretor de desenvolvimento internacional do UFC, em comunicado emitido pela assessoria de imprensa da organização.

Apesar de o evento já ter várias lutas anunciadas, a cidade que sediará o evento ainda não foi confirmada.
´Faltam alguns detalhes para fecharmos a cidade. Estamos na expectativa de anunciarmos nas próximas semanas”, afirmou Zelaznik.

Por Ag. Fight- http://esportes.br.msn.com/

Enem: Alunos encontram portões fechados e lamentam atraso para provas

5,7 milhões de estudantes inscritos fazem exames.



Os portões dos locais de provas do Enem foram fechados às 13h, horário de Brasília. Este ano, como em edições anteriores...



Os portões dos locais de provas do Enem foram fechados às 13h, horário de Brasília. Este ano, como em edições anteriores do exame, muitos estudantes chegaram atrasados e foram impedidos de realizar as provas. Às 13h35, o Ministério da Educação informou em seu Twitter oficial que o Enem transcorre sem nenhum incidente.

Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a estudante Amanda Silva de Freitas, de 18 anos, deseperou-se ao perceber que não conseguiria fazer a prova e subiu no portão da universidade. Ela saltou do carro do pai no meio de um engarrafamento para tentar ganhar tempo, mas só conseguiu chegar à Uerj às 13h13. "A errada fui eu. Saí de casa às 12h45 porque moro bem perto, mas não esperava tanto trânsito. Dei mole, vacilei. É uma sensação de desespero, um ano jogado fora. Minha sorte é que tem o vestibular separado da Uerj para Odontologia em dezembro. Mas perdi a chance da UFRJ e da UNICAMP", lamentou a estudante. A UFRJ seleciona estudantes por meio do Sisu, enquanto a Unicamp utiliza o Enem para compor a nota do vestibulando na 1ª fase do processo seletivo.

Os alunos Márcio Renato, de 21 anos, e Joice Cristina, de 17, são adventistas e só iriam realizar o exame, em regime especial, após as 19h, em Curitiba. Porém, os dois chegaram dois minutos após o fechamento dos portões do Colégio Estadual do Paraná e não puderam fazer a prova. O motivo do atraso foi um engano na hora de tomar o ônibus a caminho do local de provas. Joice, que tentaria uma vaga no curso de Recursos Humanos, ficou desolada. Para a estudante, o fato de que ela só iria fazer o exame no final do dia deveria ter sido levado em conta. Já Márcio Renato, que já cursa Sistema de Informações numa faculdade particular, tentaria obter financiamento dos estudos pelo Fies.

""Não senti muito, pois estou cursando. A gente fica chateado, mas saímos cedo de casa e, infelizmente trocamos de ônibus e agora é se preparar para o próximo ano", disse.

No Colégio Santa Cecília, em Fortaleza (Ceará), pelo menos 15 estudantes foram barrados. Em Belo Horizonte (Minas Gerais), pelo menos sete estudantes deixaram de fazer o Enem porque confundiram o local do exame. Um dos maiores locais de aplicação das provas, a Faculdade Pitágoras, possui duas unidades no Bairro Cidade Jardim - uma fica na Avenida Prudente de Morais e outra na Avenida Raja Gabáglia. Gabriel João Ribeiro, de 17, foi um dos que não conseguiram chegar a tempo de pegar os portões abertos. "Vi que era no Pitágoras da Cidade Jardim e não conferi direito o comprovante de inscrição", disse o jovem, que pretende cursar uma faculdade de Engenharia de Produção. Ele acredita que está preparado para o exame e considera que perdeu um ano por causa do deslize. "Meu pai vai me matar. Agora, no ano que vem, vou comer o comprovante para não deixar escapar nenhum detalhe", disse.

Eustáquio Cristian, de 21, que tentaria uma vaga para uma faculdade de Gestão Pública, também foi impedido de fazer a prova na capital mineira. "Saí de casa às 10h, mas o ônibus bateu em um motoqueiro. Ainda peguei um táxi para tentar chegar na hora, mas o trânsito estava muito ruim. Perdi o dia de trabalho e ainda gastei R$ 50 e não pude fazer a prova."

Por Estadão.edu, estadao.com.br

31 de out. de 2012

Professores paralisam por 24 horas em todo o Estado

Ângelo Melo afirma que professores do interior passam fome

 Os professores da rede estadual paralisaram as atividades hoje por 24 horas. Na manhã desta terça-feira, 31, um ato foi realizado em frente ao Palácio de Despachos em protesto a falta de negociação para a implantação do piso salarial.

No dia 5 de outubro a categoria se reuniu na Secretaria de Estado da Educação (Seed) para discutir medidas alternativas para o pagamento do piso dos professores. “Ficou definido que o Governo marcaria uma nova audiência, mas até o momento nada. Já fomos informados que a Seed recebeu um parecer da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag) orientando a não aceitar nossa proposta alegando que o montante é alto”, explica a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Ângela Melo.

A deputada Ana Lúcia afirmou que há duas semanas se reuniu com o Governo que prometeu marcar uma audiência nos próximos dias. “Precisamos dialogar para evitar prejuízos à categoria. E o Governo garantiu que uma audiência será marcada junto com a comissão de negociação. Esse 6,5 % de reajuste vai comprometer a carreira dos professores no futuro”, afirma. A categoria reivindica pelo pagamento do reajuste do piso de 22,22% .
  
Fome 
Os professores afirmam que a situação dos professores no interior do Estado é complicada. Segundo a presidente do Sintese, professores de vários municípios estão sem receber salários há três meses. “Os professores estão passando fome no interior. Eles chegam chorando no sindicato, pois é a única renda que possuem”, conta.

De acordo com o Sintese, os municípios que estão sem pagar aos professores são: Aquidabã, São Francisco, Santana do São Francisco, Muribeca e Cristinápolis e outros. O Sintese está orientando os professores a prestarem um boletim de ocorrência na delegacia regional e procurar o Ministério Público Estadual (MPE).

 Seed
A assessoria de Comunicação da Seed informou que na agenda do secretário Belivaldo Chagas não há ainda nenhuma audiência marcada com o Sintese.

Fonte: Infonet

30 de out. de 2012

Número de mortos por tempestade Sandy passa de 30 em EUA e Canadá

Mais de 8 milhões de endereços estão sem energia nos EUA, diz governo.
Costa de Nova Jersey sofreu 'devastação inimaginável', afirma governador.

Pelo menos 29 pessoas já morreram nos Estados Unidos após a violenta passagem da supertempestade Sandy pela Costa Leste dos EUA, segundo balanço da rede CNN. Uma pessoa morreu também no Canadá.

O estado americano mais afetado pela tormenta foi Nova York, onde 15 pessoas morreram, dez delas na cidade de Nova York, bastante castigada por enchentes e blecautes.

As autoridades temem que o número seja maior, pois os trabalhos de resgate, principalmente na zona costeira, continuavam.

As demais mortes foram registradas nos estados de Maryland (2), Connecticut (2), Nova Jersey (3), Pensilvânia (3), Virgínia (2) e Virgínia Ocidental (1), além de uma das tripulantes do veleiro HMS Bounty, que naufragou por causa do furacão.

Mais de 8 milhões de lares e comércios, em 18 estados, se encontram sem eletricidade na Costa Leste dos Estados Unidos por causa da supertempestade, informou o governo federal. Os estados mais atingidos são Nova York (2 milhões) e Pensilvânia (1,3 milhão), segundo o Departamento de Energia.

O governador de Nova Jersey, estado pelo qual Sandy chegou ao continente, disse que o furacão provocou uma "devastação inimaginável" na costa e que os trabalhos para retirar moradores presos pelas inundações continuam.

A Guarda Nacional está ajudando nos trabalhos na região, onde muitas casas foram arrancadas de suas bases e arrastadas pelos ventos e pela água.
Nova York

O presidente Barack Obama, declarou  situação de emergência para todo o estado de Nova York após a passagem de Sandy.

Parte da ilha de Manhattan está inundada, e 500 mil pessoas ficaram sem energia elétrica na cidade de Nova York.

Perdendo força
Sandy perdeu força nas primeiras horas da manhã desta terça, enquanto prosseguia seu trajeto pelo leste dos Estados Unidos, mas ainda pode provocar fortes ventos e inundações, alertam as autoridades meteorológicas. Entenda o fenômeno.

O Centro Nacional de Furacões informou às 9h GMT (7h do horário brasileiro de verão) que Sandy se deslocava ao sul do estado da Pensilvânia com ventos de 105 km/h e rajadas ainda mais fortes sobre grande parte da Costa Leste.

A supertempestade, rebaixada para tempestade pós-tropical pouco depois de tocar a terra na costa de Nova Jersey na segunda-feira à noite, mas a destruição provocada superou amplamente seu nível na escala Saffir-Simpson dos furacões.
Uma empresa de previsão de desastres estimou que as perdas econômicas poderiam chegar a US$ 20 bilhões, sendo apenas metade desse valor garantida por seguros.

Sandy tocou a terra na noite desta segunda pela costa de Nova Jersey, com ventos de 130 km/h e deslocando-se a 37 km/h.
O olho do fenômeno atingiu as proximidades de Atlantic City, de acordo com o boletim do Centro Nacional de Furacões (CNF), com sede em Miami.

As autoridades americanas haviam advertido sobre os riscos "sem precedentes" e ordenaram a saída de centenas de milhares de pessoas em cidades ao longo da faixa costeira da Nova Inglaterra (nordeste) até a Carolina do Norte (sudeste).

O presidente Barack Obama alertou os americanos sobre a ameaça representada por Sandy, ao citar uma "tempestade grande e poderosa' que poderia ter consequências desastrosas.

 A passagem da tempestade interrompeu a campanha eleitoral americana, a uma semana das equilibradas eleições de 6 de novembro.
Tanto Obama como seu rival republicano, Mitt Romney, cancelaram eventos eleitorais.
Os dois candidatos têm consciência da importância política de dedicar toda a atenção às consequências da tragédia, pois lembram do que aconteceu com o furacão Katrina em 2005.

A resposta ao Katrina, que devastou Nova Orleans (Louisiana, centro-sul do país), foi encarada como um fracasso das autoridades, lideradas pelo então presidente republicano George W. Bush, o que marcou o restante de seu segundo mandato.
Em sua passagem pelo Caribe, na semana passada, Sandy deixou 67 mortos, milhares de desabrigados e muitos prejuízos. Só no Haiti, foram 51 mortos.

Fonte: G1

AVC é a doença que mais mata no Brasil

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a doença que mais mata no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mortes por essa causa chega a quase 100 mil por ano. Em dez anos, os óbitos por AVC passaram de 84.713 (em 2000) para 99.726 (em 2010).


Os dados, revelados nesta terça (30/06/2012), Dia Mundial do AVC, servem para alertar sobre a importância da prevenção, que deve ser feita por meio de controle da pressão arterial, da taxa de glicose no sangue e dos níveis de colesterol. Também é importante seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos, não fumar e evitar ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
Para diminuir a mortalidade e ampliar a assistência às vítimas do AVC, o Ministério da Saúde vai investir recursos na incorporação e oferta do medicamento usados no tratamento da doença. No Brasil, mais de 200 hospitais estão preparados para atender pacientes com AVC.

Fonte: Dr Drauzio Varella

TCE ANALISARÁ DÍVIDA ENTRE FHS E EMPRESA

As recentes notícias veiculadas na mídia sergipana a respeito da dívida da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) com a empresa Nutrisabor Assessoria e Alimentos, levaram o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, José Sérgio Monte Alegre, a propor ao colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a realização de uma inspeção extraordinária.

É uma notícia preocupante. Essa empresa fornecedora de alimentos a hospitais já demitiu quase 80 empregados e agora ameaça suspender o fornecimento da alimentação por falta de pagamento, ressaltou o Procurador-Geral na sessão da última quinta-feira, 25, antes de propor uma inspeção extraordinária na Fundação Hospitalar para verificar especificamente os contratos alusivos à empresa.

Responsável por fornecer alimentos aos hospitais de Itabaiana, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora do Socorro, e ao Centro de Referência de Epidemias de Aracaju, a Nutrisabor alega que o débito chega a R$1,5 milhão. Não há empresa desse porte que tenha capital de giro para suportar essa situação, complementou Sérgio Monte Alegre.

O Procurador-Geral lembrou ainda que a Lei de Licitações dá à empresa o direito de suspender o serviço após três meses de atraso no pagamento das faturas. Entrei em contato com a direção da Fundação Hospitalar, que reconheceu que há débito, mas que estão estudando, vendo o que é possível fazer. Enfim, é uma situação de absoluta urgência, concluiu.

A proposta de inspeção foi acatada pelo colegiado. Atual responsável pela análise das contas da Saúde Estadual, o Conselheiro Reinaldo Moura afirmou que ainda esta semana irá designar a equipe técnica que ficará responsável pela ação.

Por: Ascom TCE

Irmãos Amorim conseguem mais uma vitória contra Déda

Susana venceu Belivaldo por 13 x 9 na Assembleia Legislativa

O governador Marcelo Déda (PT)  sofreu mais uma derrota na Assembleia Legislativa para o grupo dos irmãos Edvan e Eduardo Amorim (PSC) no início da tarde desta terça-feira, 30, com a escolha da deputada Susana Azevedo (PSC) para o Tribunal de Contas do Estado  (TCE). Ela obteve 13 votos, contra nove de Belivaldo Chagas (PSB) e uma abstenção, que supõe-se ter sido da deputada Maria Mendonça (PSB), que pode ter seguido o deputado Adelson Barreto (PSB), que se absteve e se retirou da sessão, por não concordar com ‘pressão’ do partido. Belivaldo promete entrar com ação judicial visando anular a sessão em virtude de Gilmar Carvalho (PR) ter votado.
A sessão demorou muito por conta das discussões para votar requerimento visando definir se a votação seria secreta ou aberta e por 12 votos a 11, os deputados aprovaram o voto secreto, dando o direito à presidente da Casa, Angélica Guimarães (PSC), votar.
Como a sessão foi secreta, ela teve direito ao voto, assim como ...
Outra polêmica foi como divulgou em primeira mão o Portal Infonet, sobre a legalidade no voto do suplente de Susana, Gilmar Carvalho, que assumiu a vaga em virtude do pedido de licença de 120 dias da candidata. “Pelo artigo 242 do Regimento Interno, o deputado não pode recusar-se de votar, mas deve se abster se for em causa própria e ele tem interesse sim, pois logrando êxito, quem assume a vaga de Susana é Gilmar e se ele votar, está ferindo o artigo 242. O voto dele pode desequilibrar. Não conhço um jurista que diga que o voto de Gilmar não fere o Regimento”, entende Francisco Gualberto.
“Agora o líder de um Governo que já acabou é réu confesso. O nome de Gilmar não está sendo indicado para o TCE, o deputado Gualberto não queria votar o requerimento para a presidente votar, Adelson e Maria já foram impedidos de votar. E eu, será que posso votar. E se Gilmar não tivesse vindo, a segunda suplente é Tânia Soares, aí valia?”, rebate o líder da oposição, deputado Venâncio Fonseca.
Ação
... Gilmar Carvalho, que assumiu em lugar de Susana que pediu licença na última hora
Após o resultado, o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, informou que estará entrando com mandado de segurança para anular a sessão.
“O resultado se deu com 13 votos, o mínimo de votos que a deputada Susana precisava para se tornar conselheira. O Regimento Interno diz que Gilmar Carvalho deveria se abster-se, coisa que ele não fez e a votação que sempre foi aberta, como sempre foi, todo conselheiro foi escolhido pela Assembleia Legislativa por meio de voto aberto, no entanto nessa sessão mudaram. Vamos buscar o caminho da justiça, isso não quer dizer insatisfação não e a gente vai pedir a anulação dessa votação porque ela não cumpriu os requisitos mínimos necessários, tanto na Constituição quanto no Regimento Interno”, destaca lembrando que se Susana tivesse comparecido, seriam 12 votos para Susana.
Adelson se desculpa com Belivaldo
Belivaldo vai entrar com ação
A presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Angélica Guimarães disse que tudo foi previsto dentro do Regimento Interno. “Ele na condição de suplente realmente era quem teria que assumir a vaga com a ausência deputada Susana Azevedo que se licenciou para interesse particular, portanto tudo previsto dentro do Regimento e ele teve direito ao voto. O Regimento diz que Susana seria beneficiada se ela votasse, mas ela se retirou. É um direito de qualquer cidadão requerer as atas da Assembleia e entrar na Justiça, Belivaldo Chagas tem todo o direito de requisitar todo o processo de votação”, enfatiza.
Após saber o resultado da votação, o governador Marcelo Déda (PT) postou no Twitter: “O TCE acaba de perder um grande Conselheiro, mas o Governo continuará contando com um excepcional Secretário de Educação: Abração,Belivaldo! À Conselheira Eleita, Deputada Suzana Azevedo, meus cumprimentos e votos de uma feliz presença no TCE”.
Por Aldaci de Souza - Infonet