Empresa foi notificada nesta sexta-feira e terá que ajudar FTC a analisar práticas de ordenação de resultados e exposição de anúncios
Claudia Tozetto, iG São Paulo
A Federal Trade Comission (FTC), órgão regulador vinculado ao governo americano, notificou hoje (24) o Google sobre uma grande investigação que começará a ser feita sobre seu serviço de busca. Segundo reportagem publicada no jornal The New York Times, a FTC quer analisar a forma como o Google ordena os resultados de busca e mostra anuncios relacionados aos termos digitados pelos internautas.
Amit Singhal, conselheiro de buscas do Google, rebate acusações da FTC
Em nota no blog oficial, Amit Singhal, conselheiro do Google para o serviço de busca, afirma que respeita o trabalho da FTC, mas que o Google ainda não entendeu quais são as preocupações do orgão. "Usar o Google é uma escolha e existem diversas outras escolhas disponíveis para pesquisar informações pela web", disse Singhal.
Segundo Singhal, em 13 anos o Google "construiu um modelo que mudou a forma como as pessoas encontram respostas e ajudou empresas a criarem empregos e se conectar com novos consumidores". Apesar dos argumentos contra a investigação, o Google cooperará com a FTC nos próximos meses para fornecer informações que os ajudem a julgar a forma como o serviço de busca é oferecido atualmente.
A FTC levanta informações sobre o Google desde novembro de 2010 para decidir pela investigação. Durante os últimos anos, o Google tem sofrido diversos processos relacionados a práticas antitruste, isto é, quanto ao domínio da ferramenta do Google no mercado de buscas.
Lealdade dos consumidores
Segundo o Google, os internautas optam por utilizar sua ferramenta de busca, já que a empresa está sempre introduzindo recursos "inovadores". Entre eles, Singhal citou a busca instantânea, que chegou ao Brasil recentemente, e a busca exclusiva para smartphones e tablets, que mostra atalhos para busca de pontos de interesse.
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