Páginas


14 de out. de 2011

Professor do Estado contrata substituto

No município de Itabaianinha um professor da Escola Estadual Raimundo Lima Vieira, contratou outro profissional para ministrar aulas de matemática em seu lugar

No município de Itabaianinha, distante 118 km de Aracaju, um professor da Escola Estadual Raimundo Lima Vieira, mais conhecido como Raimundão, contratou outro profissional para ministrar aulas de matemática em seu lugar. O fato foi confirmado pela Direção da Unidade de Ensino.

A denúncia foi feita por um internauta, que preferiu manter seu nome em sigilo, informando ainda que outros dois docentes da mesma instituição e um orientador pedagógico da Escola Estadual Olímpio Campos fazem a mesma prática, contratando substitutos para cumprirem seu horário na escola. No horário que deveriam estar no serviço público, estariam trabalhando em outras atividades. A direção das duas unidades informou que estes funcionários estão de licença prêmio e, portanto livre para executar qualquer atividade


Escola Estadual Raimundo Lima Vieira

O professor contratado José Ronaldo Alves de Carvalho é proprietário de uma empresa na região, e segundo a diretora da Escola Estadual Raimundo Lima Vieira, Gilza Maria Varjão, o fato aconteceu apenas por um pequeno período em que o docente e empresário necessitou viajar. “Não podemos prejudicar nossos alunos, mas ele fez isso para ajudar o seu sobrinho. É melhor colocar alguém para dar aula do que os alunos ficarem com o tempo ocioso.”, garantiu.

De acordo com a direção, sempre que necessário professores amigos da escola ministram aulas. “Os professores amigos da escola não são remunerados. Quando um professor falta, coloco outra pessoa para dar aula em seu lugar, tentando não penalizar os alunos. O colégio não tem professor suficiente e por isso recorremos a um professor contratado, de nome Antônio César, para preencher a grade noturna”, destacou.

Para a diretora da Escola Estadual Raimundo Lima Viera, o mais importante é que os alunos não fiquem prejudicados. “Necessitamos de vários servidores na instituição, só para se ter uma idéia, existe apenas um oficial administrativo para atender os três turnos e o anexo no povoado Ilha. Já enviei vários ofícios para a DRE 1 solicitando profissionais, mas nunca foram enviados”, disse.
A informação do internauta e confirmada pela direção da Escola Estadual Raimundo Lima Vieira é que o professor contratado, José Ronaldo Alves de Carvalho, é cunhado da coordenadora da instituição de ensino e que o docente que o substitui, identificado apenas por Nadson, é sobrinho dos dois.

Escola Estadual Olímpio Campos

Já na Escola Estadual Olímpio Campos, no município de Itabaininha, a diretora da instituição Cláudia Patrícia Santos da Hora, negou qualquer prática desta atividade mencionada, mas mencionou que esta não é a primeira vez. “A orientadora Vera Fonseca, que foi secretária municipal de Educação, realmente falta muito. Já chamamos a atenção dela por diversas vezes e agora ela está trabalhando normalmente”, garantiu.

DRE1

Para o diretor da Diretoria Regional de Educação 1 (DRE1), Dionísio de Almeida Neto, esta prática não pode ser permitida. “Temos um setor de inspeção, que apura estes tipos de irregularidades, mas temos que receber a denúncia formal. De ante mão, informamos que não pode ocorrer isso, ninguém pode assinar um contrato e outra pessoa ministrar aulas em seu lugar. O servidor mencionado assinou o contrato em 2010 e agora em Julho de 2011, assinou um aditivo que estará vigorando até 2012. Vamos apurar a irregularidade e rescindir o contrato”, informou.

Por Danilo Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário